Mensagem de Reflexão para Maio

 
 

A paz faz crescer as coisas pequenas; a discórdia destrói as grandes.

 

 

 

PROJECTO HEINDEL

 

IDENTIFICAÇÃO DO PROJECTO

Objectivos do Projecto As propostas que integram o presente relatório sobre o “Projecto Heindel” resultaram de uma série de estudos pormenorizados e de investigação efectuados em conjunto com diversos membros e consultores do Instituto Francisco Marques Rodrigues.

O Projecto Heindel tem principalmente três objectivos complementares:

a.   Criar um conjunto de infra-estruturas de boa qualidade, destinadas a acolhimento, residência e lazer de idosos e educação permanente de adultos, como forma de combater o analfabetismo funcional;

b.   Criar um pólo de desenvolvimento de actividades culturais, incluindo a investigação, formação académica e profissional.

O Instituto Francisco Marques Rodrigues promoverá de imediato a criação de um Instituto Superior, dedicado às ciências noológicas, associadas à geriatria, gerontologia e a outros cursos universitários.

As actividades culturais fomentarão também o turismo cultural. Serão planeadas para fornecer a base de um eficiente intercâmbio sócio-cultural e científico e para fomentar a inter e pluridisciplinaridade da ciência e o intercâmbio com universidades nacionais e estrangeiras.

As actividades de acolhimento e lazer serão planeadas para diversificarem a ocupação do tempo, introduzindo uma variedade de actividades de recreio, cultura e serviços que sirvam de apoio ao idoso. Os serviços de apoio aos deficientes farão uso da domótica - tecnologia das telecomunicações e da teleinformática.

c.    Criar um centro de apoio a jovens, incluindo actividades de tempos livres (salas de estudo, explicações e afins), aconselhamento e orientação vocacional, etc. As actividades propostas serão restritas às que sejam compatíveis com a área, localização, natureza do local e formação actual dos empregados, tendo em conta, igualmente, o valor paisagístico onde o empreendimento seja implantado. O objectivo do projecto é, em resumo, criar um ambiente em que as actividades culturais e científicas associadas ao idoso possam originar benefícios para os residentes locais e nacionais.