Mensagem de Reflexão para a Quadra Natalícia

 

Apreciar a paz, a benevolência e ser clemente é viver o espírito de natal.

 

Calvin Coolidge

(1872-1933)

 

 

Imagem:

Adoração dos Pastores (séc. XVI)
Museu Nacional do Azulejo

 Prémio de Mérito Escolar Max Heindel 2016


O Prémio Max Heindel de Mérito é entregue anualmente. Testemunha o esforço e o êxito académico do aluno apadrinhado pela Fraternidade Rosacruz de Portugal. Consiste num diploma e em apoio financeiro e não impõe quaisquer obrigações futuras ao beneficiário.


A entrega do prémio do ano académico 2015-2016 decorreu em cerimónia própria no passado dia 19 de Novembro em Lisboa.

Educar para Crescer


Nunca os problemas educativos haviam despertado tanto interesse como hoje.


No passado, só muito raramente as iniciativas de tipo pedagógico tinham surgido como resposta aos desafios colocados pela conjuntura.

Actualmente, porém, cabe-nos reflectir em profundidade sobre o melhor rumo a seguir face à imagem de crise que continua a dominar muitos dos discursos sobre educação. Subjacente a essas reflexões está a necessidade de a educação exigir princípios e modelos. Sem os primeiros não pode haver orientação digna desse nome; sem os segundos não pode existir humanização autêntica. Desta dupla exigência derivam as inúmeras dificuldades de vulto com que nos debatemos.

Prémio de Mérito Escolar Max Heindel 2014-2015


O Prémio de Mérito Escolar referente ao ano lectivo 2014-2015 vai ser atribuído em Outubro do ano corrente.

 

Prémio de Mérito Escolar Max Heindel 2015-2016


O Prémio de Mérito Escolar e a Bolsa de Estudo referente ao ano lectivo 2015-2016 vai ser atribuído, como habitualmente, em Outubro/Novembro do ano corrente.


Na selecção do candidato será levado em conta o desempenho escolar, o comportamento pró-social, a situação económica devidamente comprovada e outras condições impostas pelo Regulamento que deve ser consultado.


A proposta deverá ser apresentada por um membro efectivo, assinante da Revista Rosacruz ou por um professor do estabelecimento de ensino do aluno-candidato até ao final do mês de Setembro.

Prémio Max Heindel de Mérito Escolar
Ano Lectivo 2013 — 2014

 

Confraternização alusiva à entrega de prémio

   A dimensão ética que atribuímos à “nossa” solidariedade ultrapassa o domínio da simples assistência tradicional, quase sempre involuntária, ou da solidariedade “ideológica”, vinculada a movimentos sociais, grupos religiosos ou sociedades filantrópicas. Nestes casos, a acção tem um sentido fechado. É orientado para o interior do grupo, de “capelinhas” religiosas ou de “camaradagens” exclusivistas, o que afrouxa as energias dos beneficiários em vez de lhes preparar o espírito para os desafios futuros.

   O sentido da “nossa” solidariedade é um desafio que exige toda a engenhosidade e imaginação, esforço individual e colectivo. Torna--se uma forma única de sociabilidade: celebra e convida os que se sentem e vivem um ideal comum, procurando solidariamente contribuir para o bem de todos — simultaneamente espiritual e material.

   Esta forma de solidariedade, que proporciona convivialidade e aliança estreita entre todos, permitiu manter a tradição e atribuir, no passado dia 15 de Novembro, o Prémio de Mérito Escolar do ano académico 2013-2014.

   A aluna galardoada foi Joana Cristina Rodrigues Freitas, do Curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades da Escola Secundária de Mirandela (distrito de Bragança), agora a frequentar o Curso de Línguas e Relações Internacionais na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

   Há uma palavra que está na vanguarda da nossa terminologia e de toda a nossa profunda reflexão — é a palavra serviço. E, de todas as formas de serviço, esta solidariedade é das que melhor se exprime em termos que vão para além do simples associativismo cultural: revela, de forma correcta e evidente, o viver desta Fraternidade.

Aluna galardoada à direita

loader

Páginas visitadas:

joomla analytics

Presenças

Temos 53 visitantes e 1 membro em linha