Prémio de Mérito Escolar 2019
Bem ou mal, não pertencemos ao número daqueles que se conformam em celebrar datas festivas, de ano a ano, lembrando aquelas figuras históricas que se consagraram aos nossos ideais e se notabilizaram pelo seu trabalho e grandeza de alma.
Pelo contrário. Entendemos que esse mérito, por ser genuíno, exige bastante mais do que simples cerimónias: deve ser pedagógica e civicamente assumido por todos os que pertencem à nossa augusta Fraternidade. E essas figuras também não devem ser apenas lembradas como exemplos do passado mas, sobretudo, como alicerce do presente e bússola para o futuro.
Eis porque a Direcção promoveu, novamente, a tradicional iniciativa de atribuir o Prémio de Mérito Académico a um estudante que se tenha evidenciado, não somente pelo aproveitamento excepcional no ano lectivo precedente, como também pelo comportamento pró-social.
O prémio do ano em curso foi entregue no passado dia 23 de Novembro, numa cerimónia realizada num hotel da cidade, ao estudante seleccionado: JOÃO PEDRO RODRIGUES FREITAS, aluno do primeiro ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Mirandela (Distrito de Bragança), que irá certamente ser apoiado ao longo do percurso académico.
A ficha de informação que o seu estabelecimento de ensino nos remeteu evidencia o mérito do João Pedro. Numa síntese descritiva, além da classificação de “muito bom” em todas as disciplinas, ressalta a sua “participação interessada em assuntos relacionados com a educação para os direitos humanos, educação para os valores e educação ambiental, valorizando sempre a cooperação, a solidariedade e a cidadania consciente, dinâmica e informada”.
Ainda segundo os nossos usos e costumes recordou-se, com grande emoção e profunda saudade, a grata memória de Francisco Marques Rodrigues e de outros obreiros da Grande Obra. A cerimónia foi encerrada com o ágape da praxe.
O dia seguinte, domingo, foi destinado a um programa cultural especialmente destinado ao aluno homenageado e familiares acompanhantes.